quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Jovens comprometidos com a Palavra de Deus!

 10 conselhos aos jovens na Bíblia:

1.   Que os jovens devem lembrar-se do seu criador antes da velhice

Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venham a dizer: Não tenho neles contentamento ( Ec 12.1).

2.   Que os jovens devem purificar-se conforme a Palavra de Deus

Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti (Sl 119. 9 – 11).  

3.   Que os jovens devem ser sábios

Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que se não deixa admoestar (Ec 4. 13).

4.   Que os jovens devem alegrar-se

Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegra-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe,porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo. Afasta, pois, a ira do teu coração e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade (Ec 11. 9,10).

5.    Que os jovens devem ter visões

E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões (Jl 2. 28).

6.   Que os jovens devem ser moderados

Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados (Tt 2. 6)

7.   Que os jovens devem ser sujeitos aos anciãos

Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (I Pd 5. 5)

8.   Que os jovens devem fugir das paixões

Foge, também, dos desejos da mocidade; segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor(II Tm 2.22).  

9.   Que os jovens devem vencer o maligno

Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos, escrevi, filhos, porque conhecestes o pai. Eu vos escrevi,pais,porque já conhecestes aquele que é desde o princípio.eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós,e já vencestes o maligno (I Jo 2.13, 14).

10.               Que os jovens devem ser renovados

Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os (jovens) que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como de águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão (Is 40. 30,31).