sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Auto-Estima/ Baixo auto-estima

Por: Ronald Maia Estiliano.

  A auto-estima é a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si própria, de se sentir capaz de poder enfrentar os desafios da vida, é saber expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejos, é ter amor próprio...

 A Baixa auto-estima é uma característica das pessoas que se sentem inadequadas para enfrentar os desafios da vida, não acreditam nos seus potenciais e capacidade de dar resposta às questões da vida. Tem uma estrutura emocional pouco sólida que origina o pessimismo e a negatividade.(www.tratamentodadepressao.org)

 Atributos mais conhecidos de uma pessoa  com Baixa auto-estima(pt.slideshare.net):

√Apresentar sentimentos de isolamento e ansiedade;

√Dificuldade de afirmar as próprias opiniões e necessidades;

√Desistir com facilidade evitando desafios;

√Grande sensibilidade as críticas;

√Ter reduzida a clareza e o entendimento de si próprio;

√Evitação de situações de risco e de exposições de si próprio.

Alguém já lhe disse isso?
"Você não serve para nada."

Você já disse isso para si mesmo?
"Eu sou feio." 
"Eu sou um fracasso e não sei se serei bem sucedido."
"Só quero servir para alguma coisa.”
"Estou cansado de tentar agradar a todo mundo." 
"Sou inútil, não importa o que eu tente fazer nunca está bom."
"Se pelo menos eu fosse igual a fulano."

  Você já se olhou no espelho e desejou ser outra pessoa? Se sua resposta foi sim, você não foi o único. Talvez todas as pessoas que já viveram, gostariam de ter mudado pelo menos um de seus aspectos físicos: seu nariz, a cor da pele, sua altura, peso, alguma coisa. Mas as pessoas bonitas podem ser marcadas por um simples acidente, muitas pessoas ricas estão inseguras e preocupadas em perder suas vidas por causa do seu dinheiro. 

 Deus nos criou com perfeição e nos AMA de verdade, não precisamos desejar ser outra pessoa, para sermos felizes. Seja feliz como você é, se ame mais, se respeite, se valorize, se acarinhe, acredite em você e se aproxime de Deus.

  Não devemos nos colocar pra baixo e nem permitir que ninguém nos coloque, somos uma linda obra prima criada/planejada por Deus.Se te desprezam e zombam de você, não fique triste, pra Deus você tem muito valor. 

 1 Samuel 16.7:

 Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como o homem vê. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.

  

 Deus olha o nosso coração. Ele não olha o exterior, a aparência como o homem; Ele está preocupado com o nosso coração. O que Ele requer de nós é que aceitemos seu Filho Jesus Cristo como nosso salvador, e para vivermos uma vida que realmente o agrade, é necessário um coração limpo, puro; e também coerência nos pensamentos e atitudes. 

 Que possamos ser homens e mulheres segundo o coração de Deus 

  A estratégia de Satanás e tirar os nossos olhos do foco que é Deus, e da importância do caráter e beleza interior que possuímos. Jesus ensinou aos seus discípulos que as bençãos, a felicidade verdadeira e os benefícios permanentes são o resultado de se buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça.

 Se confiarmos na beleza, riqueza, bens, amizades e outros aspectos externos da nossa vida para nos sentirmos importantes, nossa alegria e satisfação serão momentâneas. Mas os verdadeiros valores só podem ser medidos em termos espirituais.


   

"O que o homem poderia dar em troca de sua alma?"

Marcos: 8. 34-37
34. E chamando a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me. 35. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á. 36. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? 37. Ou que daria o homem em troca da sua vida?

Retirado do site Caravana do Arrependimento.

Você se considera uma pessoa boa  segundo os padrões de Deus?
A Bíblia diz em Salmos 14:3. "Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nenhum sequer".
Se mesmo assim se considera bom, você está enganando a respeito do padrão de moralidade de Deus.
"Se afirmamos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e sua palavra não está em nós".

Vamos fazer um pequeno teste para saber se você é uma boa pessoa aos olhos de Deus?
√Já contou uma mentira?
√Já furtou?
√Já sentiu ódio de alguém(o que, segundo Jesus, equivale a um homicídio)?
Pense bem. Quantas vezes uma pessoa precisa cometer esses e outros pecados para ser considerado por Deus como um   mentiroso, um ladrão, um homicida? Uma só, não é mesmo? E quantas vezes será que você já cometeu todos esses pecados e outros durante toda a sua vida?
Diante desse padrão, se você tivesse que enfrentar hoje o julgamento de Deus, você seria considerado culpado ou inocente? Se fosse considerado culpado, iria para o céu ou para o inferno? INFERNO!

Mas, você sabe o Deus fez por você para não seja condenado?

A Bíblia diz: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu seu filho unigênito, para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).
"Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:23).

Jesus Cristo morreu na cruz para pagar a penalidade dos nossos pecados. Você cometeu um crime consequência é a morte e Jesus assumiu a punição em seu lugar.

A Bíblia é clara: "Certamente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades. [...] Ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe a paz estava sobre Ele, e pelas suas feridas fomos curados. [...] O Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de todos nós" (Isaías 53:4-6).

  Mesmo sendo falhos, Deus nos ama e como prova desse amor Ele entregou seu único filho, Jesus, para morrer por nós naquela cruz e assim nossos pecados foram perdoados. E Jesus também é o único caminho que garante a verdadeira Salvação, a Vida Eterna. Para você ser salvo é necessário que o aceite em seu coração, e viva uma vida santificada na sua Palavra(vivendo conforme os ensinamentos da Bíblia).
Mas não demore para tomar essa decisão, pois Jesus está voltando para buscar os salvos para viver eternamente com Ele,    e quem não tiver sido salvo vai viver no inferno pra sempre.

Afinal, Jesus salva de quê?
A Bíblia nos diz que Jesus, o Filho, a quem Deus ressuscitou dos mortos, é quem nos livra da ira futura (1 Tessalonicenses 1:10).
Mas, que ira é essa e qual o seu motivo?
Trata-se da ira de Deus contra o pecador que não se arrepende. Como está escrito: "Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Deus. Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência" (Efésios 5:5-6).
Talvez você pense: Deus é tão bom não teria esse tipo de sentimento contra alguém. Mas, Deus é santo e o pecado significa um ato de rebelião moral contra Ele. E em nenhum lugar da Bíblia Deus se compromete a ter misericórdia de um pecador que não se arrepende.

A Bíblia adverte: "Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos, volte-se para o Senhor, que terá misericórdia dele" (Isaías 55:7).
E mais: "Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? Contudo, por causa da sua ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento" (Romanos 2:4-5)
A misericórdia de Deus está condicionada ao arrependimento do pecador. Se você permanecer no pecado, pensando que Deus fará vista grossa para isso no dia do julgamento, você só estará acumulando a indignação e a ira de Deus sobre a sua cabeça.

Como, então, você poderá se livrar dessa ira? Arrependa-se e creia em Jesus!

NÃO SE ILUDA!
Não há nada valioso o suficiente em você mesmo (riquezas ou obras) que seja capaz de comprar a salvação de sua alma.
A salvação é um presente de Deus para quem se arrepende de seus pecados e crê em Jesus.
É por isso que a Bíblia ensina: "Pois vocês são salvos pela Graça, por meio da Fé, e isto não vem de vocês, é Dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2.8-9).
Crer em Jesus é muito mais do que acreditar que Ele existiu; é confiar apenas nEle para a sua salvação. Pare de confiar no seu próprio procedimento, achando  você é tão bom que merece a salvação. Confesse seus pecados para Deus e creia em Jesus Cristo.

Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele". (João 3.36).

"Arrependam-se e creiam nas boas novas". (Marcos 1.15)

Acesse o site: www.caravadoarrependimento.com.br e confira outras mensagens.